Reflexões: Desenvolvimento Técnico Vocal

Eis que entre uma aula e outra eu sempre me flagro refletindo muito a respeito do desenvolvimento dos meus alunos, dos alunos do Full Voice Studios e dxs cantorxs em geral que sempre vêm a mim tirar uma dúvida, pedir dicas ou algo do gênero.

As perguntas sempre são as mais variadas: “como faço pra cantar com mais pegada”?; “como atingir notas agudas sem me esforçar demais e sem me machucar”?; “não gosto do meu timbre, tem como mudá-lo”?; “Tem uma música que estou com dificuldade num trecho, pode me ajudar a resolvê-lo”?

Para todas as perguntas podem existir inúmeras respostas. Mas no fundo e por trás de cada resposta (sendo ela qual for) está sempre a máxima: ESTUDE TÉCNICA VOCAL! E eu não me refiro apenas a fazer aulas. Eu me refiro a estudar, treinar, repetir, buscar novas alternativas. Quando você tem aquela aula difícil de matemática, por exemplo, você não vai pra casa e fica de pernas pro ar esperando que surja um atalho, um caminho iluminado que fará você entender o conteúdo. O que é o certo a se fazer? Pegar a apostila (ou livro) e estudar. Ler, reler, resolver problemas (parte muito importante para a compreensão de qualquer conteúdo) e repetir tudo de novo. Se tiver dúvida você vai ao seu professor e pergunta: “fiquei com dúvida nesse problema, o que posso fazer”? Aí sim, a partir desse ponto, o professor lhe conduzirá para a resolução de algo mais complexo, mas você já terá caminhado, já terá progredido. O que vocês farão juntos, você e seu professor de matemática, é ir para outra etapa. E isso é evoluir o conhecimento.

Em técnica vocal não é diferente. Você não pode esperar que o Voice Coach seja uma espécie de Harry Potter da voz e que, com um passe de mágica, ele transforme você em uma diva ou divo da voz. Não é assim que funciona. Tome por exemplo os grandes cantores. Aqueles indiscutíveis. Alguns talvez não tenham tomado aulas (mas acredite, a maioria tomou aulas e faz charme dizendo que nunca o fez), mas com certeza eles estudaram muito o seu instrumento. A relação Voice Coach X Estudante de técnica vocal é uma relação onde os dois caminham juntos. No entanto, para evoluir sempre mais e atingir um novo patamar de desenvolvimento, é de responsabilidade dx alunx treinar, repetir, avaliar-se, enfim, ESTUDAR PRA VALER!

Portanto, meus queridos e minhas queridas, não se deixem enganar com “ajustes milagrosos”, “dicas infalíveis”, “um toque mágico”. Esse tipo de coisa pode ajudar? CLARO QUE SIM! Mas não é isso que tornará você um destaque da voz. Para um desenvolvimento pleno, para que as frustrações e dúvidas sumam (ou diminuam drasticamente), e para que você esteja sempre mais próximx dos seus objetivos como cantor ou cantora, ESTUDE TÉCNICA VOCAL. E estude pra valer. Estude visando desenvolver-se completamente. Um(a) bom(boa) Voice Coach saberá conduzir você e sua voz ao máximo que vocês podem oferecer. Mas lembre-se sempre: que dá o primeiro passo é você!

#solteavoz

Fernando Zimmermann
Professional Voice Coach
Fundador Full Voice Studios

Anúncios

Um comentário em “Reflexões: Desenvolvimento Técnico Vocal

  1. Pingback: Reflexões: Desenvolvimento Técnico Vocal | Full Voice Studios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s