Não existem atalhos. É fazer, fazer e fazer!

Hoje quero ser breve com vocês, cantores e cantoras.

Recebo incontáveis e-mails, mensagens, verdadeiros apelos por uma “dica” para cantar essa ou aquela música. Muitos se reportam a mim pedindo um “toque”, uma “mandinga” e esperando um verdadeiro milagre.

O problema, meus queridos, é que não existem atalhos. Quando tratamos de técnica vocal não há espaço para “dicas”, “macetes”, “toques” ou qualquer outra iniciativa desesperada de corrigir verdadeiros vícios vocais como se estivéssemos vivendo a fábula de Midas (do toque de ouro). Um dica vai valer para aquele cantor que já possui um desenvolvimento pleno (ou quase pleno) de sua técnica e de seu instrumento. Aí sim o caso de uma dica pode ajudar em lapidar pequenos detalhes. Já a maioria dos casos de pessoas que clamam por dicas, toques, milagres, são cantores que de longe estão com a voz alinhada. Nesses casos não há o que fazer a não ser dar o primeiro passo rumo à uma longa caminhada.

O que existe, em técnica vocal, e em toda a arte de cantar, é uma entrega total, onde vive-se para cantar e aprimorar, diariamente, a sua expressão cantada. Duvida? Tome por exemplo qualquer ídolo seu que você tem a certeza de ser um(a) bom(boa) cantor(a). Certamente ele(a) está cantando mais do que no começo da carreira. Se já morreu, possivelmente tornou-se um ícone da arte de cantar.

Não podemos nos esquecer que cantar é uma arte e, como toda arte, merece e demanda dedicação. Se você quer ser um bom cantor ou uma boa cantora, SEJA então. Torne-se. Dedique-se. Esforce-se para isso. Vença suas limitações vocais. Tenha tutores. Tenha ídolos. Tenha inspirações. Julgue-se, mas também dê-se prêmios quando o acerto ou a evolução for evidente. Seja o seu próprio termômetro. A sua técnica deve ser desenvolvida ininterruptamente e lado-a-lado com seu desenvolvimento artístico.

Portanto, meus amigos e minhas amigas, se querem ser bons(as) cantores(as) é como eu disse: não há atalhos.

Então, mãos à obra!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s